segunda-feira, 30 de maio de 2011

O irreverente Figurino dos "Dzi Croquettes"

Grupo carioca irreverente, alinhado à contracultura, à criação coletiva e ao teatro vivencial, que faz do homossexualismo uma bandeira de afirmação de direitos.


O conjunto cria, em 1972, o espetáculo Gente Computada Igual a Você, que se origina de um show de boate, posteriormente levado para São Paulo, na casa noturna TonTon.

A realização transferida para o Teatro 13 de maio, faz enorme sucesso.


Gente Computada apresenta números cantados, dublados e dançados, entremeados por monólogos que equacionam as experiências de vida dos integrantes.

A montagem recicla práticas da antiga revista musical, do show de cabaré e da tradição norte-americana do entertainment.


As coreografias de Tinindo Trincando, com música dos Novos Baianos, e Assim Falou Zaratustra, em versão dance e technopop, constituem momentos altos do espetáculo.

Figurinos ousados, maquiagem pesada e o contraste dos corpos masculinos em trajes femininos imprimem ao espetáculo tons de grotesco, de deboche e espírito ferino.

Em Paris, os Dzi Croquettes conhecem a consagração internacional.


Em 1973 e 1974, fazem longas temporadas no Le Palace e, entre outras atividades, participam do filme Le Chat et la Souris, de Claude Lelouch.

Um elenco feminino vem agregar-se ao núcleo fundador, mas essa alternativa não amplia as propostas iniciais e, pouco tempo depois, o grupo se dissolve.


Inspirado no conjunto norte-americano The Coquettes e no movimento gay atuante na off-Broadway, a equipe utiliza equacionar conteúdos brasileiros para falar de nossa realidade, desde a repressão sexual até a censura e a ditadura.


O grupo está na origem de uma corrente que veio a se desenvolver algum tempo depois, vinculada ao travestismo, ao deboche, à exploração do virtuosismo dos membros do elenco, à caricatura, à farsa e à comédia de costumes.

Influencia a criação do Grupo de Teatro Vivencial, do Recife, e diversos grupos gays da Bahia, nos anos 1980 e 1990.


*//itaucultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matérias Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...