quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como distingui um xadrez ? / Chess



Entre as minhas pesquisas, me deparo com tantas divergêcias da origem do tecido em Xadrez, dentre todas essas divisões escolhi pontuar aqui a mais provável curiosidade do  surgimento do tecido em Xadrez.

Na história da moda ocidental, a origem do xadrez pode ser traçada até a Idade do ferro (700 –50a.C.) no Norte da Europa, mas especificamente nos pântanos da Alemanha e Dinamarca.

Pesquisas arqueológicas escavaram vários sacrifícios humanos, nos quais foi possível identificar as padronagens têxteis das roupas das vítimas.

Estas se compunham quase exclusivamente de tecidos com padronagem xadrez em fio de lã.



Como símbolos dos clãs escoceses, os tartans começaram a ser usados apenas no século XVIII.

A falta de tecnologia, indispensável para a imensa quantidade de diferentes combinações de tons que classificam os vários clãs, impossibilitava o tingimento homogêneo do fio, necessário para a confecção da padronagem xadrez.



Contudo existe evidência da existência de tartans que datam do século 3 a.C..

Escavações arqueológicas, perto de Falkirk descobriram um jarro de terracota com moedas de prata, no qual um pedaço de pano xadrez, nas cores marrom e branca, fora usado como tampa.

Referencias à tartans ocorrem em vários documentos, pinturas e ilustrações.








 Tartan, Xadrez e etc.... ????

São quadrados que alternam cores, listras que misturam e combinam espessuras...

E para distingui um xadrez, basta reparar que apesar de parecidos, as linhas seguem um padrão diferente.

O pied-de-coq, também conhecido como pied-de-poule, é caracterizado por formas próximas a quadrados ligados com forte efeito geométrico; sua referência mais clássica é a do preto e branco, imortalizado por Chanel.
A diferença entre o coq e o poule fica por conta do tamanho da padronagem que imita mesmo um pé-de-galinha ou galo… sendo que uma é maior que é a outra. 

príncipe-de-gales
O xadrez é representado por linhas com formas irregulares, alternando tonalidades de uma mesma cor e espessuras que se abraçam num efeito de interseção.

escocês
que se aproxima muito ao antes citado mas sua característica mais forte é a reunião de várias cores em distintas tonalidades – vale lembrar que muita gente nomeia esse padrão como tartan… e falaremos dele mais tarde.


burberry
possui como inspiração a referência à grife inglesa Burberry que cristalizou tal estampa sendo que o padrão reúne linhas em bege, branco, preto e vermelho combinadas de forma regular – seguindo as linhas do Escoês. 



vichyou gighan é aquele que lembra toalhas de piquenique, com forte toque retrô; sua característica principal está na simplicidade das duas linhas em cores iguais, mas tons diferentes, que se cruzam gerando um efeito harmônico.

argilê
feito de losangos com listras que os transpassam, desenha uma forma colorida complementada por linhas finas traçadas.

tartan
que possui vida  e história própria. Padrões diferentes e cores distintas são reunidas, em listras coloridas que se cruzam formando efeitos de larguras variadas. Em sua história o tartan era utilizado para identificar diferentes clãs da Escócia. 




                                      


*////conversinhafashion
*//pt.wikipedia

Um comentário:

  1. Não sabia que existiam tantos Tipos diferentes. achei ótimo.

    ResponderExcluir

Matérias Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...