terça-feira, 26 de abril de 2011

Pierre Cardin



Pierre Cardin, aos 88 anos ele vem ao Brasil para o lançamento de uma exposição em sua homenagem seguida de um desfile da sua coleção de verão 2011. 

“Eu queria ser ator e dançarino. Mas o negócio da moda deu certo e eu fiquei. Mas eu gravei filmes, um deles foi ao Brasil, de "Cacá Dieges" ao lado de Jeanne Moreau, chamado "Joana Francesa".




Pierre Cardin é um designer de moda italiano, naturalizado francês.


Nascido na Itália, seus pais, agricultores vênetos precipitados na pobreza pela Primeira Guerra Mundial, emigram para a França em 1924.



Jovem, Pierre aos 8 anos já demonstrava habilidade para o desenho, criando roupas para as bonecas das crianças vizinhas.

Começa seu aprendizado aos quatorze 14 anos, com um alfaiate de Saint-Étienne. 




Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, transfere-se para Paris, onde estuda arquitetura e trabalha com Madame Paquin. Trabalhou com Elsa Schiaparelli até se tornar chefe do ateliê dos alfaiates de Christian Dior, em 1947.
Foi o primeiro Funcionário da Dior.



Logo passou a ser respeitado como um estilista de alta costura.
Cardin fundou sua própria casa em 1950 e começou com alta costura três anos depois.

Foi o primeiro a colocar homens na passarela.

Foi o primeiro custureiro da alta custura a criar "prêt à porter" em lojas de departamento, foi um escândalo na época.

Sua Marca foi a primeira griffe internacional a chegar ao Brasil.




O primeiro a fazer coleções para homens. O primeiro a vender alta costura em lojas de departamentos. A elegância ao alcance de todos.

Ficou conhecido por seu estilo de vanguarda e por seus trabalhos inspirados na "era espacial", com formatos e motivos geométricos, freqüentemente ignorando a forma feminina.

Em 1959 criou uma coleção prêt-à-porter para a loja de departamentos "Printemps", motivo pelo qual chegou a ser expulso da conservadora Câmara Sindical de Alta Costura, sendo depois readmitido.
Em 1991, tornou-se Embaixador da Boa Vontade da Unesco, ficando internacionalmente conhecido por suas ações na luta contra a Aids. 



2 comentários:

  1. Ontem assisti no Jô,à entrevista com ele. Fenomenal!!! Fiquei realmente impressionada com a forma como ele faz moda, e até os dias de hoje, é um dos maiores estilistas antigos em total atividade. Como disse ele: o único da geração que ainda está vivo e fazendo moda!!! Passada

    ResponderExcluir

Matérias Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...