segunda-feira, 9 de maio de 2011

O estilo Trompe-l'oeil

"Confunde a percepção de quem olha, dá a impressão de se ver algo que não está realmente ali. Uma ilusão de ótica".




Trompe-l'oeil é uma técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão óptica que mostre objetos ou formas que não existem realmente.




Provém de uma expressão em língua francesa que significa engana o olho e é usada principalmente em pintura, moda ou arquitetura





Embora a expressão tivesse sua origem no período barroco, onde os artistas a usavam muito, a técnica em si era antiga, já conhecida dos gregos e romanos, e utilizada em murais, como por exemplo os de Pompéia, onde o típico mural trompe-l'oeil mostrava uma janela, porta ou corredor, com a finalidade de visualmente aumentar o aposento.





Com o superior entendimento das técnicas de desenho e perspectiva alcançados após o Renascimento, os artistas passaram a usar essas técnicas em seus trabalhos, explorando os limites entre imagem e realidade.




Na década de 30, foi trazida para a moda pelas mãos da estilista italiana Elsa Schiaparelli.

Amiga de Salvador Dali e de outros artistas do movimento surrealista, Schiaparelli sofreu influência de seu trabalho e, como consequência, acabou por utilizar o efeito trompe l’oeil em suas criações.




O trompe l’oeil na moda consiste basicamente em simular elementos que não estão ali de verdade através de desenhos nas roupas.

Esses elementos podem ser um corte diferenciado, uma peça de roupa, uma jóia ou bijuteria, laços e botões e o que mais a imaginação do estilista permitir.

Vale tudo para dar um toque de brincadeira à peça.

*//wikipedia.org
*//moda.ig

Um comentário:

  1. eu adoro isso tenho uma blusa que chama bastante atençao, parece ter uma gravata e nao tem, adorei o artigo, parabens

    ResponderExcluir

Matérias Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...