quarta-feira, 15 de junho de 2011

Flávio De Carvalho "Experiência nº 3 de 1956"


 Flávio De Carvalho (1899-1973), arquiteto, pintor e figurinista.

  
Em 1931, ele caminha de chapéu ao contrário ao de uma procissão de Corpus Christi, na época foi um desencontro, ele provocava as normas da sociedade, ao mesmo tempo ele quase foi linchado.

 
Em 1956, ele paralisa o centro de São Paulo vestindo uma saia, camiseta de mangas curtas e amplificadas, meia arrastão e sandálias feitas de couro, esse look foi criado em três meses, denominando seu "New Look de verão".

A verdadeira intenção dele, era questionar a psicologia da população, era saber se o homem verdadeiramente entendia sua arte arquitetada na projeção da cidade.


Imaginando que o homem do futuro iria se libertar das amarras impostas pela sociedade, assim tendo escolhas das normas estabelecidas, escolhendo suas próprias vestes.


"Ele é o primeiro artista que trabalhou moda e arte", diz o pesquisador Flavio Roberto Lotufo (para folha.com), cujo tema de mestrado foi a "Experiência nº 3".


Segundo Lotufo, em 18/10/1956, Carvalho andou pela cidade com dois conjuntos de saia e blusa: um de cor vermelha (que pertenceria à FAAP, segundo o pesquisador).


A terceira blusa foi usada em outras ocasiões. De acordo com Lotufo, ele usou o conjunto várias vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matérias Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...