quarta-feira, 13 de julho de 2011

Possível Origem da Gravata


O nome gravata deriva do francês "gravate", é de referência aos Croatas, pois foram os primeiros que apresentaram a indumentária à sociedade parisiense.


Porém existem várias explicações para o surgimento da gravata, deixando assim dúvidas da verdadeira origem dessa peça tão charmosa.


Provavelmente, a primeira utilização semelhante às gravatas, foram identificadas entre os egípcios.


Arqueólogos encontraram uma espécie de amuleto conhecido como Sangue de Íris em torno do pescoço de múmias egípcias.


Esse objeto feito de cerâmica ou ouro tinha a forma de um cordão mostrando um nó, ele tinha a função de proteger o finado dos perigos da eternidade.




Outra possível origem vem em torno de milhares de anos, onde guerreiros de um imperador chinês, usavam um cachecol em volta do pescoço tendo como um símbolo de statos entre as tropas.




Até uma época recente, imaginava - se que os romanos fossem os pioneiros dessa indumentária, isso é ilustrado na famosa coluna de Tarjano, onde pode ser visualizado nos pescoços uma peça bem parecida com a gravata, era o Focale.


Esses acontecimentos encontram-se no livro francês “La Grande Histoire de la Cravate” (Flamarion, Paris, 1994), conforme a seguinte passagem:


“Por volta do ano 1635, cerca de seis mil soldados e cavaleiros vieram a Paris para dar suporte ao rei Luis XIV e o Cardeal Richelieu


Entre eles, estava um grande número de mercenários croatas. 


O traje tradicional destes soldados despertou interesse por causa dos cachecóis incomuns e pitorescos enlaçados em seu pescoço. 


Os cachecóis eram feitos de vários tecidos, variando de material grosseiro para soldados comuns a seda e algodão para oficiais”. 


Os franceses, logo se encantaram com esse adereço elegante e desconhecido, que chamaram de cravat, que significa croata. 


O próprio rei Luis XIV ordenou que seu alfaiate particular criasse uma peça semelhante ao dos croatas e que a incorporasse aos trajes reais.



Um comentário:

  1. Muito interessante a história da gravata. Gostei muito de saber. Jean Gomes.

    ResponderExcluir

Matérias Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...