terça-feira, 6 de setembro de 2011

Chita e Suas Estamparias



1800, os europeus trazem para o Brasil a Chita, porém não imaginavam que o mesmo iria se transformar em identidade nacional.



O tecido desde sua origem na Índia, passou por muitas melhorias até o tempo atual, por questões financeiras, o tecido começou a ser produzido no Brasil, e com isso barateou, tornando popular rapidamente.


Atualmente o tecido é usado principalmente em festas populares, como referência a festas juninas, porém em tempos e tempos, ganha espaços na mídia, exposto em passarelas, arte, palcos, e diversas produções.


Anos 50, com as drásticas falências das fábricas, e as referências vindas da Europa, o uso e fabricação da Chita ficou quase paralisado, porém, no final dos anos 50, a fábrica de fiação e tecelagem 'são José' voltou-se a criar e testar novos tecidos, entre eles a chita, com uma largura bem maior, sendo denominada Chitão, onde sua maior característica são estampas florais e sua grande dimensão. 


A nova chita, agora mais larga, só ficou popular nos anos 60. 


Chita: esse nome vem sânscrito "Chintz" e surgiu na Índia medieval, conquistando toda Europa antes de popularizar no Brasil.


A chita é um tecido de algodão estampado com cores fortes e temas florais, estas estampas são feitas sobre o tecido morim (Não é chita se sua base não for o tecido morim). 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matérias Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...