O mundo sofria com as conseqüências da segunda guerra mundial, em Paris os gigantes da alta-costura se mudavam, e fechavam suas lojas.
As sobras da guerra viravam novidades, era o tempo de usar o que já tinha sido usado, botões, lonas, apliques, madeira, formas e atitudes.
O estilo militar era o grande ícone no fim dos anos 30, uma silhueta fina com peças pesadas, os sapatos eram totalmente fechados
"Pronto para usar" (ready-to-wear) era a regra geral, roupas feitas em grandes quantidades porém básicas, os bolsos eram falsos, e até os botões eram reprimidos, vestidos que imitavam conjuntos.
Não se encontravam tecidos para criar roupas, e essa escassez fazia com que as mulheres reformassem suas roupas com tecidos alternativos.
Calças pesadas, vestidos mais curtos, casacos militares, ombros largos e tudo o que pudesse ser reaproveitado tinha virado popular.
As meias finas tinham desaparecido, náilon e seda estavam em falta, as mulheres simulavam meias e suas costuras, a moda empurravam as mulheres para meia soquetes ou até mesmo pernas sempre à mostra.
As mulheres ansiavam pela volta do luxo e da sofisticação perdidos.
40 Years of Fashion / 40 Años
Nenhum comentário:
Postar um comentário