Em sua juventude, Worth trabalhou como aprendiz na casa Swan & Edgar(comerciantes de tecidos) em Londres. Em 1846, mudou-se para Paris, e, após doze anos trabalhando para um atacadista de seda, começou a trabalhar como costureiro em sociedade com um sueco chamado Dobergh. Seu talento como estilista chamou a atenção da imperatriz Eugénia, esposa de Napoleão III, e, através dela, de toda a alta sociedade parisiense.
Após a Guerra Franco-Prussiana, durante a qual ele transformou a própria casa em hospital militar, o sócio se retirou e ele continuou o negócio com a ajuda dos filhos, John e Gaston, ambos naturalizados franceses. Em seu apogeu, a Maison Worth chegou a empregar 1200 pessoas e ditou os padrões da moda de toda a Europa.
"A casa de alta-costura de mais prestígio em Paris no início do século era a Casa Worth. A Worth vestia uma elite rica, que incluía a realeza européia, e atrizes famosas. Suas criações do início da década eram ostensivamente caras, e às vezes tinham uma exuberância quase vulgar, que as anunciava como modelos da Worth e as identificava quem as vestia como mulheres associadas à riqueza e poder. Com filial em Londres, onde o poder de compra era consideravelmente alto." (wikipédia)
Charles Frederick Worth (1825 / 1895)} é considerado como o "Pai da alta-costura" e dos desfiles de moda com modelos. Foi um costureiro inglês do século XIX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário